Terraplenagem e Pavimentação

Gostou? compartilhe!


Fonte: (Locação de Bobcat)

Os serviços de Terraplenagem e Pavimentação têm íntima relação. Pois, para realizar uma pavimentação eficiente e durável é necessário que tenha sido realizada anteriormente a terraplenagem do solo.

O QUE É TERRAPLENAGEM?

A Terraplenagem é uma técnica do ramo da construção que tem como principal objetivo aplainar e aterrar um terreno. Afinal, o termo terrapleno significa "terra cheia, cheio de terra". É comum que esta movimentação tenha a finalidade de atender a um projeto topográfico.

Esse tipo de serviço é realizado comumente em terrenos em que serão construídas estradas,   edifícios, estacionamentos, um campo de futebol, casas, aeroportos, entre outras obras que precisam de um ambiente plano para iniciar a construção.

QUANDO FAZER TERRAPLENAGEM?

Grande parte dos terrenos necessitam de terraplenagem antes de iniciar uma obra de construção. A realização deste serviço requer a utilização de máquinas. Porém não é necessário adquiri-lás. Existem empresas que oferecem a locação de retroescavadeira, locação de pá carregadeira e de tratores de esteira.

O objetivo desta ação é nivelar o solo ao remover terra de locais mais elevados para colocá-la em partes do terreno mais baixas. As máquinas também realizam o serviço de limpeza de terreno, como a remoção de entulho e parte da vegetação, de fragmentos de árvores e pedras de grande porte - que prejudicam a construção.

QUEM DEVE FAZER A TERRAPLENAGEM?

É comum que este procedimento de Terraplenagem e Pavimentação tenha o acompanhamento é acompanhado por um profissional Engenheiro ou Arquiteto responsável pela futura realização da obra.

É importante contar com um profissional, pois ele saberá seguir corretamente as cotas de níveis pré-estabelecidas e com base no levantamento planialtimétrico do terreno e que são mostrados no desenho da planta baixa do projeto arquitetônico.

O SEU TERRENO PRECISA DE TERRAPLENAGEM E PAVIMENTAÇÃO?

O primeiro item para saber se sua área precisa de terraplenagem é conhecer quais são as cotas e níveis do terreno onde será realizada a construção. Caso sua área tenha cotas maiores ou menores em relação às cotas da rua será necessário realizar um estudo planialtimétrico, que deve ser desenvolvido por um profissional topógrafo.

É importante que o engenheiro ou arquiteto também avalie o tipo de solo e sua resistência para suportar as cargas nas fundações. Principalmente onde ocorreu sobreposição de terra, os chamados de aterros. Isso, porque sobre aterros recentes é impróprio assentar as sapatas, por exemplo.

Após essas análises, o profissional poderá apontar qual o processo deve ser adotado para viabilizar a construção. São eles:

  • Escavação - em que a terra é retirada do local;
  • Serviço de aterro - em que a terra é colocada – sendo a terra vermelha a mais comum;
  • Drenagem - retirada de água;
  • Destocamento - remoção de restos de árvores e/ou plantas;
  • Demolição de casas - destruição de uma edificação já existente para dar lugar a outra;
  • Compactação do solo - por meio de rolos compressores, gerando estabilidade.

PROBLEMAS CAUSADOS POR TERRAPLENAGEM MAL FEITA


Fonte: (Terraplanagem!?! Ou seria Terraplenagem??? - Minha casa no Barranco)

Os serviços de Terraplenagem e Pavimentação quando não são realizadas conforme as normas técnicas podem causar problemas como a erosão e o possível deslizamento de terra. Principalmente em terrenos de encostas de morros fortemente inclinados.

Em locais suscetíveis deve ser considerado o estudo e execução de uma boa drenagem das águas da chuva bem como a construção de muros de contenção de terra. Em tais situações é importante planejar a inclinação segura do terreno para evitar a descida de barreiras.

PROBLEMAS DE TERRAPLENAGEM COM A LEI

Vale a pena ainda verificar junto a prefeitura da sua cidade se existe alguma legislação específica no código de obras municipais com exigências e impedimentos de construções em áreas com grande inclinação.

EVITE O EMBARGO DA SUA OBRA

É comum a ocorrência de embargos de obras, assim como os proprietários serem processados pelos promotores públicos por conta do corte irregular de árvores que se encontram no interior do seu terreno. Principalmente, em locais em que existem árvores que estão vivendo no local há mais de décadas.

COMO SÃO AVALIADOS OS PREÇOS DO SERVIÇO DE TERRAPLANAGEM?

A cobrança dos serviços tem relação direta com as condições do terreno e a composição do solo. Quanto maior o deslocamento de terra, formação de aterros e o volume de detritos removidos da superfície do solo, mais horas serão necessárias para finalizar o serviço.

O preço é resultante da quantidade e modelo das máquinas e caminhões de transporte utilizados, também do volume de material trabalhado e das horas necessárias para concluir o serviço.

Os tratores e pá carregadeiras tem o preço calculado com base nas respectivas horas trabalhadas. Já no transporte com caminhões caçamba, o preço é definido por volume de carga transportada.

CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DO TERRENO ANTES DE COMPRAR

Evite que o barato saia caro e o lote com precinho camarada faça seu orçamento descer pelo ralo. O indicado é levar um profissional de sua confiança à área para que ele analise as condições do terreno antes da compra.

Como isso muitas vezes é inviável, o interessante é já saber previamente as principais características que você deve procurar, ou seja, quais são as condições de um terreno que permite obras sem riscos. Outra importante medida a ser tomada é perguntar para os moradores próximos e pesquisar na internet o histórico daquela área.

A paciência é essencial neste momento, pois encontrar o espaço ideal pode levar algum tempo. E para realizar o serviço de Terraplenagem e Pavimentação do seu terrenoescolha uma empresa de boa reputação e não se guie apenas pelo mais caro ou barato. Assim você evita estresses e gastos desnecessários.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TERRAPLANAGEM E TERRAPLENAGEM?

Fonte: (Limpeza de Terreno)

Quando se fala no serviço de escavar ou remover terra é comum que as pessoas fiquem na dúvida se o serviço que procura é terraplanagem ou terraplenagem. Porém, esclarecer essa confusão é muito simples.

Saiba que terraplenagem é o ato de terraplenar, ou seja, escavar ou preencher com terra um terreno, o que vai resultar em um solo plano ou em platôs bem definidos. Esta ação é o conjunto de operações de escavação que integra o transporte, espalhamento e compactação de terras. Sua finalidade é atender a um projeto topográfico ao movimentar quantidades de terra para reforçar ou tornar o ambiente seguro para uma construção.

Como você pode perceber “terraplenagem” é o serviço que você procura. Mas por conta do fato de o processo encher de terra uma depressão ou escavar áreas mais elevadas resultar no processo de tornar um solo plano, a palavra terraplanagem se tornou uma variante popular. Segundo o dicionário Caldas Aulete:

“.. terraplenagem é tornar o local plano adicionando terra e terraplanagem é tornar o local plano removendo terra”

Fonte: Wikipédia

Tal afirmação é proveniente do termo "Terrapleno". Entretanto, na engenharia é comum o uso dos dois termos independentemente de se estar adicionando ou removendo a terra, ou seja, tem o mesmo significado.

Na prática, a terraplanagem ou terraplenagem são um dos principais elementos da engenharia para a construção civil. A terraplanagem é realizada para a criação de obras de engenharia do solo, tais como:

  • Barragens;
  • Estradas de ferro;
  • Rodovias;
  • Canais;
  • Valas.

O serviço também é necessário para a fundação de edifícios e estruturas que são erguidas a partir de outros materiais, o nivelamento das áreas em desenvolvimento para a construção, e a remoção das massas de terra, a fim de abrir os depósitos minerais. Aliás, a mineração a céu aberto e o trabalho de mineração subterrânea também fazem necessário a terraplenagem.

Hoje em dia, cada vez mais os serviços que envolvem a terraplenagem estão quase totalmente mecanizados e são realizados por máquinas de alta tecnologia. Ainda assim, necessitam de tarefas anteriores que nem sempre permitem um trabalho por apenas máquinas. O que abrange a limpeza de áreas, serviço de drenagem ou desvio de águas superficiais, o escoramento de paredes de escavação e estabilização do solo.

O QUE É PAVIMENTAÇÃO?

 

Fonte: (Pavimentação Asfáltica - AraTerraplanagem)

A pavimentação de ruas pode ser entendida como um revestimento asfáltico sobre o solo que permite um nivelamento e a constituição de uma via de tráfego. Essa solução permite um caminho mais fácil para automóveis.

A composição de pavimentos flexíveis é uma das soluções mais empregadas na construção e recuperação de vias urbanas, vicinais e de rodovias brasileiras. Segundo informações da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto (Abeda):

“... mais de 90% das estradas pavimentadas nacionais são de revestimento asfáltico.”

Fonte: Infraestrutura Urbana

Fonte: (Pavimentação asfáltica - Liga da Engenharia)

O sistema de pavimentação é constituído por quatro camadas principais:

  • Revestimento de base asfáltica;
  • Base;
  • Sub-base;
  • Reforço do subleito.

Uma camada de rolamento e camadas intermediárias ou de ligação podem ser necessárias. Isso vai depender da intensidade e do tipo de tráfego na via, do solo existente e da vida útil do projeto. Porém, o mais comum é realizar uma única camada de mistura asfáltica como revestimento do solo.

O asfalto pode ser fabricado em usina específica, fixa ou móvel, ou ainda preparado na própria pista, o que é feito em tratamentos superficiais. Além da maneira de produzi-lo, os revestimentos também podem ser classificados quanto ao tipo de ligante empregado:

  • Quente com o uso de concreto asfáltico,
  • Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBQU)
  • Frio com o uso de emulsão asfáltica (EAP).

O concreto betuminoso usinado a quente é amplamente disseminado no Brasil. Trata-se do produto da mistura de agregados de vários tamanhos e cimento asfáltico. Ambos sofrem aquecimento em temperaturas previamente escolhidas, em função da característica viscosidade-temperatura do ligante.

A mistura a frio é a solução de menor custo e ideal para a pavimentação de vias e estradas com baixo trânsito ou como revestimento intermediário, também em práticas para conservação e manutenção de pequenos trechos. Porém precisa de um tratamento superficial posterior.

COMO PAVIMENTAR UMA RUA OU ESTRADA?

Se engana quem acredita que a pavimentação de estradas é puro e simplesmente a aplicação do asfalto sobre o solo. É necessário profunda análise, estudo do ambiente e do solo para escolher o melhor produto e os equipamentos ideais para que uma empresa de pavimentação especializada realize o trabalho.

Primeiramente é realizado um estudo de nível para acertar a altura da rua com a das casas. Em seguida, é feita a Limpeza de Terreno para Construção e terraplenagem. Caso o solo seja resistente, é aplicado cerca de 5 e 10 centímetros de terra semelhante à original para realizar um reforço. Em caso de solo instável, como o de um brejo, a camada varia entre 60 centímetros e 3 metros de espessura.

A sub-base ou base granular, é uma camada seguida do reforço. Essa camada de 15 centímetros é feita com pedras de 7 a 10 centímetros de diâmetro. As áreas vazias são preenchidas com pó de pedra.

Após a adição das pedras tudo é compactado com um rolo compressor. Em lugares de baixo movimento essa camada pode ser composta de saibro - uma mistura de areia, argila e cerâmica, ou rochas menores.

A base é feita de pedras de 2 a 5 centímetros. Essa camada conta com cerca de 7,5 centímetros de altura em média, que também sofrem compactação. Os espaços são preenchidos com asfalto diluído, que impermeabiliza a áreas e dá liga. Na superfície é aplicada uma película de um tipo de asfalto chamado emulsão asfáltica, que gruda a base ao revestimento que será aplicado a seguir.

O pavimento é revestido com cerca de 5 centímetros de pavimento asfáltico. O asfalto é um material negro fabricado a partir do petróleo e que amolece e apresenta liga a partir de 50 ºC. Quando esfria, endurece e fica fortemente preso à base. Os asfaltos modernos, que precisam suportar grandes cargas contam com aditivos químicos e restos de pneus para durar até 30 anos.

ENCONTRE UMA EMPRESA DE TERRAPLENAGEM E PAVIMENTAÇÃO

É importante buscar por uma empresa de terraplanagem e pavimentação com bom reconhecimento no mercado. Nesse sentido, antes de fechar contrato com alguma empresa desses serviços pesquise informações e referências de clientes.

Confira se a empresa está devidamente inscrita no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA e se possui um responsável técnico pela empresa e pelos serviços realizados. A experiência e a habilidade dos operadores de máquina pode definir maior ou menor valor nos custos e horas trabalhadas.

A Ara Terraplanagem oferece serviço de Terraplanagem em SP e outras soluções ao segmento desde novembro de 1988. A Ara que é referência em Terraplenagem e Pavimentação já realizou obras significativas à população, como no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Ficou interessado no serviço e quer saber valores? Entre em contato e tire suas dúvidas sem compromisso!

Para saber mais sobre Terraplenagem e Pavimentação

Ligue para ou para ou faça uma cotação


Produtos relacionados


Regiões de Atendimento


  • Verifique as regiões que atendemos
  • Americana
  • Araraquara
  • Cotia
  • Franca
  • Limeira
  • Mairiporã
  • Piracicaba
  • Presidente Prudente
  • Ribeirão Preto
  • Rio Claro
  • Santa Isabel
  • Suzano
  • São José dos Campos
  • Amparo 
  • Araras 
  • Araçatuba 
  • Bauru 
  • Bragança Paulista 
  • Hortolândia 
  • Indaiatuba 
  • Itatiba 
  • Itupeva 
  • Jaboticabal 
  • Louveira 
  • Marapoama 
  • Marília 
  • Mendonça 
  • Paulínia 
  • São Carlos 
  • São José do Rio Preto 
  • Taubaté 
  • Valinhos 
  • Vinhedo 
  • Votuporanga 
  • Atibaia
  • Campinas
  • Guarulhos
  • Itaquaquecetuba
  • Itu
  • Sorocaba

Faça sua cotação

Informações Pessoais

Informações de contato ou cotação